Microsoft Office versus Office 365 | Solinf

Blog

As nossas últimas notícias e artigos de opinião

Qual é a diferença entre o Microsoft Office e o Microsoft 365?

Microsoft Office versus Microsoft 365

A Microsoft possui duas versões do Office, na sua oferta de produtividade: a tradicional, atualmente na versão Office 2019, que é uma licença de compra única, e o Office 365, um serviço de assinatura. Mas você sabe quais são as principais diferenças entre elas?

Qual é a diferença entre o Microsoft Office e o Office 365?

A principal diferença entre o Office 2019 e o Office 365 é o modelo de negócios de cada um, que se reflete no formato da licença de uso. Vejamos como é cada versão.

Office 2019: vantagens e desvantagens

Para o Office 2019 (e suas versões anteriores), a Microsoft oferece uma licença de compra única, onde o utilizador adquire os direitos de uso permanentes para os programas contidos no pacote; os programas receberão atualizações de segurança periódicas, e terá direito a usar o suporte da Microsoft, ainda que por apenas 60 dias.

A vantagem do Office 2019 é que o utilizador só terá que fazer o pagamento uma única vez, não tendo que ficar preso a um modelo de assinatura para utilizar os softwares. Ao mesmo tempo, ele contará com o básico do básico, e poderá optar por versões adequadas a seu uso, não precisando pagar por todos os programas. A versão mais simples Casa & Estudante, por exemplo, dedicada a utilizadores domésticos e estudantes conta com os obrigatórios Word, Excel e PowerPoint, mais o OneNote, por cerca 150€.

Já a versão Office Casa e Negócios, voltada a profissionais, adiciona o Microsoft Outlook, o cliente de e-mail corporativo da Microsoft, fica por cerca 300€.

Por outro lado, o pacote tradicional não recebe as atualizações incrementais (mais recursos) destinadas periodicamente ao Office 365, e a licença vale apenas para um único computador, seja ele Windows ou macOS. Sendo assim, o usuário não pode instala-lo em mais de um terminal ao mesmo tempo.

Microsoft 365: vantagens e desvantagens

O Microsoft 365, por sua vez oferece a suíte completa, com todos os softwares do pacote básico (Word, Excel, PowerPoint e One), o Outlook e dois adicionais apenas para instalação e uso em computadores Windows, o Access (banco de dados) e o Publisher (diagramação). O utilizador pode utilizar os programas tanto localmente, através da instalação direta no computador, ou na nuvem, pelo portal do Office Online.

A diferença principal é que para ter acesso ao Microsoft 365, o utilizador deve possuir uma conta Microsoft e assinar o serviço, com pagamentos mensais ou anuais. É possível adquirir uma chave anual na rede distribuidora, mas o modelo de negócios é o mesmo.

O Microsoft 365 possui vários planos de assinaturas, variando consoante o tipo de cliente: casa, negócios (pequenas e médias empresas), grandes empresas e educação.

No tipo de cliente Casa existem dois tipos de planos: Microsoft 365 Familiar - que permite a instalação até 6 pessoas; Microsoft 365 Personal - para 1 pessoa apenas.

No tipo de cliente Empresas existem diversos planos: Microsoft 365 Empresas Basic - o plano mais simples para empresas; Microsoft 365 Apps - melhor opção para empresas que apenas pretendem as aplicações; Microsoft 365 Empresas - para empresas que precisem de ferramentas completas para teletrabalho e colaboração; Microsoft 365 Empresas Premium - para empresas que precisem de soluções de teletrabalho seguras, com tudo o que está incluído no plano Empresas.

O Microsoft 365 também possui outras vantagens em relação ao Office 2019: oferece a cada utilizador 1 TB de espaço no OneDrive, o serviço de armazenamento online da Microsoft, e todas as funcionalidades do Microsoft Teams - reúna-se, converse por chat, efetue chamadas e colabore, tudo num único local.

A desvantagem do Microsoft 365 é que todas essas benesses estão diretamente indexadas à assinatura. E, uma vez que ela acaba, a suíte passa a restringir enormemente as opções de uso. Em última análise, para manter o 365 sempre ativo, o utilizador tem que gastar bem mais do que com uma licença única, mas conta com vantagens adicionais, tais como a certeza de ter o software atualizado com as mais recentes novidades da Microsoft.

A Solinf é partner oficial Microsoft 365. Se pretende saber mais sobre o Microsoft 365, obter uma proposta e ter acesso a descontos exclusivos, fale connosco.